quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Terceiro Homem

O Terceiro Homem não foi escrito para ser lido, mas sim para ser visto”, indica o prefácio em jeito de apresentação. 
De facto, esta história foi escrita como argumento para um filme realizado e interpretado por Orson Welles, em 1949. 
A acção decorre em Viena, no rescaldo da II Guerra Mundial, estando a cidade então dividida entre as quatro potências aliadas (Rússia, Inglaterra, França e Estados Unidos). 
Holly Martins (que no meu livro é Rollo Martins…) chega à cidade para encontrar-se com o amigo Harry Lime, mas este tinha sido atropelado e falecera. Vai apenas ao seu funeral. 
Martins, sendo um escritor medíocre, veste a pele de espião para desvendar o que realmente está por trás da morte de Lime. Assim, vai descobrindo que o seu amigo estava envolvido em situações pouco claras. 
Apresentando-se sempre como muito amigo de Harry Lime, conhece várias personagens que lhe vão permitir perceber quem realmente era o amigo, e esclarecer o que se passou na noite do atropelamento. Esta investigação por conta própria, em clima de constante suspense, vai levá-lo a desvendar segredos do seu amigo, que afinal era um homem sem escrúpulos. 
A reviravolta final acontece nos últimos capítulos, quando Martins vê alguém numa esquina… 
E nada é o que parece. 


Sem uma escrita fulgurante, Graham Greene pinta um mundo de espionagem na Europa de meados do séc. XX. 
Ao longo das poucas páginas deste livro, sentimos a tensão de uma investigação feita nesse ambiente pós-guerra, em que ninguém é de confiança, e ninguém pode desconfiar da verdadeira intenção de Martins. 
Um aspecto que me perturbou na leitura foi a quase indefinição de um narrador. Ora esse papel cabia a um polícia-espião que, de certa forma, acompanha Martins, ora não há esta terceira pessoa a contar a história de fora.

Sem comentários: