segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Nascimento de Vénus

Se tivesse de resumir o livro a não mais do que algumas palavras, dira que é uma história de amor, erotismo e morte na Florença renascentista.

«Alessandra Cecchi tem quase quinze anos quando o pai, um próspero mercador de tecidos, contrata um jovem pintor para pintar um fresco na capela do palazzo da família. Alessandra é uma filha da Renascença, tem uma mente precoce e um temperamento artístico… e rapidamente fica inebriada pelo génio do pintor. 
Muitos anos depois, a irmã Lucrezia morre no convento onde passou grande parte da sua vida. Perplexas, as outras freiras observam a estranha serpente tatuada no seu corpo.
É que, antes de entrar para o convento, a irmã Lucrezia era Alessandra. Jovem, bela e inteligente, ela viveu o esplendor e luxo da Florença renascentista, conviveu com os ricos e poderosos, criou, amou, transgrediu... Como foi ela parar àquele convento? O que significa a tatuagem na sua pele? Quais foram afinal as causas da sua morte?»

Um envolvente romance de mistério e paixão no século XV, a retratar em detalhe e minúcia a arte, riqueza e podridão de Florença.

É mais uma vez um romance de amor, mistério e arte com uma mulher que vive desafiando os costumes da época, em toda a sua irreverência. Toma-nos pela mão e convida-nos a entrar numa Florença renascentista, um dos mais formidáveis centros de cultura e arte da história da humanidade.

-----------------------
Não posso deixar de concordar com as palavras do repórter do Daily Telegraph:
"Sarah Dunant retrata de uma forma viva e intensa a Florença Renascentista: a imoralidade, a brutalidade, a vitalidade, as maquinações políticas... magistral!! "


Sem comentários: