terça-feira, 19 de junho de 2012

Onde está o Coração






Esta é a história de Novalee Nation, que aos 17 anos se vê grávida de 7 meses, com 17 kilos a mais. Saiu de casa com o namorado Willy Jack, um aspirante a músico, convencida de que iria ter uma vida melhor na Califórnia e uma paragem para ir à casa de banho num Wal-Mart acaba por mudar a sua vida para sempre... Ao sair da loja, Willy Jack desaparecera, deixando-a com apenas 7.77 dólares no bolso e uma polaroid.
Não era suposto ter sido assim, mas Novalee sempre teve azar com os 7.
Com os sonhos desfeitos e sozinha naquele lugar onde todos lhe são estranhos, Novalee não sabe o que fazer e encolhe-se num banco do parque de estacionamento enquanto pensa como foi que chegou até ali. Ela não sabe, mas está prestes a conhecer um grupo de pessoas muito diferentes mas profundamente afectuosas que vão mudar o seu pequeno mundo.
Entre essas pessoas está a Irmã Thelma Husband, uma mulherzinha de cabelo azulado e um grande sorriso, que lhe oferece conselhos e fotocópias da Bíblia, uma mulher que lhe ensinaria o que quer dizer lar - o lar é o sítio que nos pode agarrar quando caímos e todos nós caímos. 
O sensato, afável e velho fotógrafo, Moses Whitecotton, um homem de pele negra que lhe colocaria nas mãos uma máquina fotográfica e lhe ensinaria que o mais importante era ela saber que, no momento em que ela tirava uma fotografia, estava a ver uma coisa de uma maneira que mais ninguém iria ver. Nunca esqueceria as suas palavras: não estejas assustada...lembra-te de que sabes tirar fotografias com o coração.
Benny Goodluck, um rapazinho moreno de voz doce que lhe deu uma árvore cheia de magia, dá sorte, ajuda-nos a encontrar coisas de que precisamos...ajuda-nos a encontrar o caminho para casa, se nos perdermos, disse-lhe ele.
Lexie, uma mulher cheia de vida que não sabia dizer não e que lhe ensinaria o que é a amizade, vê bem o que já conseguiste, Novalee...olha tudo o que fizeste, sozinha.
Forney Hull, o excêntrico bibliotecário da cidade, que esconde os seus segredos e sentimentos por detrás dos seus livros e barrete de malha castanho e que, no entanto, lhe ensinaria o que é o amor, o que eu quero, Novalee, é estar contigo... estar contigo e com a Americus.

E uma criança chamada Americus que lhe ensinaria a confiar na felicidade.

No final, Novalee sorri à sua pessoa de 17 anos, porque apesar de todas as contrariedades conseguiu ser feliz. Este é um livro que nos faz acreditar na força da amizade, do amor e na bondade de pessoas que, com gestos simples, podem mudar o mundo, ainda que tenha sido apenas o mundo de Novalee.
------------------------
Como é possível não acreditar que há livros que estão destinados a vir parar-nos às mãos?  Na semana passada mudei de instalações e foi necessário limpar armários. A minha colega sabe que adoro livros e pergunta se quero ficar com este. Não olhei bem para ele, mas não ia abandonar um livro à sua sorte. Quando consegui ler a sinopse, qual o meu espanto quando vejo que se trata do livro que deu origem ao filme "A Voz do Coração" com a Natalie Portman!! Inacreditável! Havia adorado o filme, tanto quanto agora o livro!!

Sem comentários: